1]Sejam dois fluidos colocados em dois recipientes separados por uma barreira. Se os dois fluidos são idênticos e a barreira é removida, haverá mudança na entropia; se não são idênticos também haverá mudança na entropia. e que variam conforme agentes e categorias de Graceli, como: potenciais, níveis, tipos, tempo de ação, energias e interações, fenõmenos e interações, estruturas e interações, categorias e interações.
pois, a quantidade de volume aumentou, e mesmo sendo igual se a quantidade de volume aumenta aumenta a temperatura e as interações em cadeias entre os agentes.
2]DUAS PARTICULAS EM TEMPOS E ESPAÇOS CONTEM ENERGIAS, FENÔMENOS, E ESTRUTURAS DIFERENTES. POR MAIS IDÊNTICAS QUE POSSAM SER. LEVANDO A UM SISTEMA TRANSCENDENTE E INDETERMINADO.


COM AS CATEGORIAS E AGENTES DE GRACELI UM SISTEMA DE AUTO ESTADO SEMPRE SERÁ RELATIVO CATEGORIAL E POTENCIAL INDETERMINADO CONFORME ENERGIAS, TIPOS DE ISÓTOPOS, E TIPOS DE FENÔMENOS EM QUALQUER AUTO ESTA.
.[pTEMRLpPd]
DUAS PARTICULAS EM TEMPOS E ESPAÇOS CONTEM ENERGIAS, FENÔMENOS, E ESTRUTURAS DIFERENTES. POR MAIS IDÊNTICAS QUE POSSAM SER.
Em 1902, o físico norte-americano Josiah Williard Gibbs (1839-1903) publicou o livro intitulado Elementary Principles in Statistical Mechanics (Yale University Press), no qual retomou o trabalho do físico austríaco Ludwig Edward Boltzmann (1844-1906) de 1877 (vide verbete nesta série), porém, em vez de tratar um gás como constituído de moléculas em constante colisão, como fizera Boltzmann, Gibbs partiu do espaço de fase T, ocupado pelo gás, e trabalhou com uma função de distribuição (r) de pontos nesse espaço. Num certo instante de tempo t, cada ponto no espaço de fase corresponde a uma cópia do sistema estudado, que está sujeito a determinadas condições macroscópicas. Esta é a idéia de ensemble, e corresponde ao W, número de configurações possíveis de um sistema, considerado por Boltzmann. Desse modo, Gibbs observou que se wr indica o volume ocupado por nr partículas, o volume total nesse espaço, que corresponde a uma particular distribuição das partículas constituintes desse gás, será dado por:

Sejam dois fluidos colocados em dois recipientes separados por uma barreira. Se os dois fluidos são idênticos e a barreira é removida, não haverá mudança na entropia; se não são idênticos haverá mudança na entropia.
A solução desse paradoxo, qual seja, como distinguir esses dois casos, só foi dada com a introdução da Mecânica Estatística Quântica. Com efeito, em 1924, os físicos, o indiano Satyendra Nath Bose (1894-1974) (Zeitschrift für Physik 26, p. 178) e o germano-norte-americano Albert Einstein (1879-1955; PNF, 1921) (Preussische Akademie der Wissenschaften zu Berlin, Mathematisch-Physikalische Klasse, Sitzungsberichte, p. 261) mostraram que, para partículas indistinguíveis sem limite de número para ocupar qualquer nível de energia, a expressão acima proposta por Gibbs deve ser substituída por (com gi substituindo wi):


Desse modo, as partículas indistinguíveis são tratadas por esses dois tipos de Estatística e hoje elas são chamadas, respectivamente, de bósons e de férmions.
Nenhum comentário:
Postar um comentário